As vozes e a produção de sentido no Facebook

ESTUDO DE CASO DA FANPAGE DA PREFEITURA DE CURITIBA

LORRAINE AMORIM CORRÊA

Estudo de Caso da fanpage da Prefeitura de Curitiba

Resumo:

As redes sociais têm sido lugar de construção de novos paradigmas com relação à constituição dos sujeitos. Novas práticas sociais e culturais são estabelecidas, e o ciberespaço se torna um ambiente de significações movido pela subjetividade. Como consequência, abre-se o caminho para a discussão do homem não apenas como reprodutor de ideologias, mas como ser de escolha, que trabalha e intervém ativamente na construção de novas formas de discurso. A linguagem digital reúne algumas pistas da existência de um sujeito histórico e ativo, a exemplo de piadas e composições imagéticas humorísticas enunciadas por diferentes autores. Este artigo apresentará um estudo de caso sobre a Prefeitura de Curitiba no Facebook, a fim de compreender como os sujeitos aparecem no discurso da rede social e de que forma eles produzem sentidos, tomando o estilo como pressuposto da construção enunciativa. Serão observados os aspectos ideológicos que contribuem para a produção dos textos, bem como algumas características dos gêneros discursivos na composição da mensagem midiática.

Palavras chave: Análise do Discurso, Rede Social, Linguagem, Facebook, Prefeitura Curitiba

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Estácio de Sá – Unidade São José – Santa Catarina

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