Comércio Eletrônico e Marketing de Relacionamento no Brasil

COMÉRCIO ELETRÔNICO E O MARKETING DE RELACIONAMENTO NO BRASIL

Felippe De Pin

Comércio Eletrônico e o Marketing de Relacionamento no Brasil

RESUMO

O comércio eletrônico brasileiro cresceu de forma significativa nos últimos anos, fato que pode ser confirmado pelo visível aumento de pessoas utilizando a Internet para fazer compras. Consoante a este crescimento, a competição no varejo virtual também cresceu e a tarefa de conquistar e manter clientes se tornado mais complexa. O objetivo desse artigo foi apurar como os diálogos de clientes em sites de comércio eletrônico podem ser transformados em subvenção para a tomada de decisões na gestão e marketing de relacionamento. Foram abordados os temas comércio eletrônico e marketing de relacionamento em varejo virtual. O estudo teve por foco melhorar o relacionamento com o cliente utilizando o marketing com a utilização das informações cedidas pelos clientes e construído a partir da literatura. Os resultados indicam que as empresas utilizam as informações e os diálogos com os clientes principalmente para segmentação na comunicação e planejar ações de marketing.

Palavras-chave: Comércio eletrônico, marketing digital, marketing de relacionamento

ABSTRACT

The brazilian e-commerce has grown significantly in recent years, which can be confirmed by the noticeable increase of people using the Internet for shopping. According to this growth, the competition in the virtual retail also grew and the task of winning and keeping customers become more complex. The aim of this paper was to determine how the dialogues of customers in e-commerce sites can be transformed into a grant for decision-making in the management and relationship marketing. Themes ecommerce and relationship marketing were addressed in virtual retailing. The study was focused on improving the relationship with the client using the marketing with the use of information transferred by customers and built from the literature. The results indicate that companies use information and dialogues with customers mainly targeting the communication plan and marketing initiatives.

Keywords: e-commerce, digital marketing, relationship marketing

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